neste artigo irei mostrar como preparar uma imagem para aplicação de 4 cores em telas de Silk Screen. Antes de começar o assunto, gostaria muito de agradecer ao João Bueno, nosso guru do GIMP pela consultoria.
O processo de criação de telas de silk é muito parecido com uma revelação analógica de fotografia. Trabalhamos com matrizes negativas, onde as colocamos junto com a tela, embebida numa solução fotossensível (conhecida como emulsão), numa Câmara de luz.
Aonde a luz bater na solução ela irá endurece e se fixar na tela, aonde não bater, a solução continuará líquida. Após a finalização deste processo a tela é lavada e estará pronta para as aplicações.
Neste tutorial vamos usar esta imagem.
Após a retirada do fundo e o redimensionamento da área de trabalho, a imagem deve ficar mais ou menos assim.
O Separate irá criar um outra aba com 4 telas nos padrões CMYK do Fogra(maiores detalhes sobre ICC, vc encontra neste artigoe sobre exportação em CMYK do GIMP neste artigo). Lembram no inicio que falei sobre trabalhar com matrizes negativas? Vamos agora pegar todas as camadas e inverter as cores.
Repita este processo em todas as camadas.
Nas telas de Silk precisamos criar pequenos orifícios na matriz por onde a tinta irá passar, este processo é chamado de reticulagem (o mesmo processo é usado no OFFSET).
Ao utilizar mais de uma tela no silk screen, sempre rotacionamos a posição de uma retícula da outra para que as tintas não se sobrepõem. Como serão feitas 4 em CMYK, a indústria estipulou um padrão de rotação das retículas de acordo com o padrão de cor. CYAN – 15° Magenta – 75º Amarelo – 45º Key – 0º
Repita o processo nas demais camadas.
Após todo este processo, basta exportar todas as camadas em imagens individuais.
Veja como fica a imagem com todas as retículas aplicadas.
Add comment